Apresentação

O Departamento de Geologia (DGL) da UFSC é composto por 15 professores efetivos, todos doutores, distribuídos em diferentes áreas e uma série de laboratórios que dão excelência ao ensino, pesquisa e extensão, além de excelentes profissionais técnicos administrativos e de laboratório. O Departamento de Geologia desenvolve pesquisas nas áreas de Geologia Sedimentar,  Geologia Estrutural, Petrologia Ígnea, Petrologia Metamórfica, Estudos de Bacias Sedimentares e Análogos de Reservatórios de Petróleo e Gás Natural, Geofísica, Geologia Econômica, Paleontologia e Geologia Ambiental.

O Departamento de Geologia foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFSC no dia 30 de outubro de 2018 (Resolução 16.2018.CUn), e consta na estrutura organizacional do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. A infraestrutura do DGL inclui laboratórios, auditório, equipamentos e gabinetes para professores e pesquisadores no Bloco F (Núcleo de Pesquisas Geológicas: NPG) do CFH, além das secretarias localizadas no 3° Piso do Bloco E/CFH.

A Resolução Normativa 120/2018/CUn de 30 de outubro de 2018 altera o Anexo B do Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Catarinao  e cria o Departamento de Geologia no CFH.

O DGL possui um Curso de Graduação em Geologia, iniciado em 2010.

O Programa de Pós-Graduação em Geologia do DGL  foi aprovado pela CAPES em 2018  e possui como linha de pesquisa mestre: Evolução Crustal e Análise de Bacias.