Atribuições do Geólogo

CAPA DO SITE

A profissão de Geólogo é regulamentada pela Lei Federal 4.076, de 23 de junho de 1962. A Resolução 1.010, de 22 de agosto de 2005  CONFEA estabelece as seguintes atribuições ao profissional em Geologia:

  • Topografia, Geodésia e Cartografia – Sistemas e Métodos de Topografia, batimetria e geodésia. Georreferenciamento. Sensoriamento Remoto. Fotogeologia.
  • Ciências da Terra e Meio Ambiente – Sistemas e Métodos das Ciências da Terra. Paleogeografia. Bioestratigrafia. Paleontologia. Espeleologia. Geodiversidade. Pedologia. Crenologia. Recuperação Ambiental do Meio Fí­sico. Implantação de Aterros de Resí­duos Sólidos. Controle da Poluição Ambiental do Meio Fí­sico.
  • Sistemas e Métodos de Geologia – Petrologia. Mineralogia. Metalogenia. Cristalografia. Gemologia. Geologia Estrutural. Estratigrafia. Sedimentologia. Geofí­sica. Geoquí­mica. Geomorfologia. Mapeamento Geológico. Geologia de Mina.
  • Geologia de Engenharia – Sistemas e Métodos da Geologia de Engenharia. Geotecnia. Mecânica de Solos e Rochas. Mapeamento Geotécnico. Risco Geológico. Caracterização Tecnológica e Comportamento Mecâ¢nico, Hidráulico e Hidrológico dos Materiais. Terrestres, em particular de Rochas e Agregados Naturais. Desmonte de Rochas. Sondagens. Estabilidade de Taludes.
  • Geologia Econômica – Sistemas e Métodos de Geologia Econômica. Prospecção e Pesquisa de Substâncias Minerais. Caracterização, Identificação, Qualificação, Avaliação, Mensuração, Correlação e Modelagem de Depósitos e Jazidas de Substâncias Minerais, Gemológicas e de Fósseis. Geoestatí­stica.
  • Hidrogeologia – Hidrologia, Hidráulica e Hidrogeoquí­mica de Águas Superficiais e Subterrâneas. Exploração, Gestão, Monitoramento, Modelagem, Exploração e Remediação de Aquíferos. Inter-relação de Água superficial e subterrânea. Aplicação de Métodos Geofísicos e Geoquí­micos. Hidráulica, Locação, Perfuração, Completação, Manutenção e Limpeza de Poços Tubulares Profundos. Rebaixamento do Ní­vel de Água. Qualificação, Quantificação e Aproveitamento de Águas. Análise de Risco.
  • Geologia de Hidrocarbonetos – Prospecção, Pesquisa e Avaliação de Hidrocarbonetos. Reservatório de Hidrocarbonetos: Caracterização, Modelagem, Cálculo e Armazenamento em Depósitos Naturais. Métodos Geofí­sicos e Perfilagem. Locação, Perfuração, Instalação, Completação, Exploração, Manutenção e Monitoramento de Poços de Petróleo e Gás.
  • Lavra – Caracterização da reserva mineral de jazidas, qualidade do minério e demonstração de possibilidade de lavra. Lavra a céu-aberto das substâncias minerais conforme dispõe a Lei nº 6.567 de 24 de setembro de 1978, e de Águas minerais, termais e potáveis.

Segundo as diretrizes curriculares dos Cursos de Geologia no Brasil (Resolução 01/CES/CNE/2015), os graduados em Geologia devem estar capacitados para desenvolver atividades profissionais nos diversos ramos da Geologia, utilizando novas tecnologias sem prescindir as dimensões humana-ética-estética-ambiental como elementos orientadores da tomada de decisões sobre a utilização ou não destas. Além disso, deve ser competente para lidar com a pluralidade contextual, conceitual, cultural, social e diversidade. Isto requer que este profissional seja formado dentro de uma cultura acadêmica que privilegie o intercâmbio multidisciplinar entre várias áreas do conhecimento e, sobretudo, que possa desenvolver trabalhos coletivos e cooperativos no âmbito cientí­fico e acadêmico.