Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Geologia (PPGGeologia) stricto sensu foi aprovado e criado pela Resolução N. 29/2018/CPG, de 25 Maio de 2018, em nível de mestrado acadêmico, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina. O programa foi aprovado pela CAPES e concebido em um contexto institucional favorável ao desenvolvimento da pesquisa na área de concentração de Geologia, e com uma linha de pesquisa em “Evolução Crustal e Análise de Bacias”.

A Linha de Pequisa tem por finalidade desenvolver projetos em áreas cratônicas, áreas orogênicas e em bacias sedimentares, com ênfase em: 1) estudos dos processos de formação, deformação e transformação da crosta terrestre; e 2) análise de bacias sedimentares e caracterização de reservatórios.

O Corpo Docente do PPGGeologia é constituído por 11 professores permanentes e dois professores colaboradores, que aplicam técnicas de Sensoriamento Remoto, Cartografia Geológica, Petrografia, Geologia Estrutural, Geoquímica, Petrologia, Estratigrafia, Geocronologia, Geofísica e Geotecnia Aplicada.