Fundamentos Curriculares

Fundamentos Ético, Epistemológico e Didático-Pedagógico

 

Os princípios filosóficos que norteiam a proposta do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Geologia da UFSC se fundamentam na concepção de que a formação de qualquer indivíduo precisa estar firmada em princípios éticos que compreendam o ser humano como um sujeito histórico-social capaz de “[…] comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper […]” o que o faz ser ético em essência (FREIRE, 1996).  Dessa forma, entende-se que toda experiência educativa ou científica que se propõe no PPP rompe com a noção de apenas uma técnica do ser humano, mas adotas a medidas que torna o indivíduo sujeito da sua formação, respeitando sua natureza ética e estética, como um ser que pensa, age, transforma, nãos de conforma e cria novas perspectivas. Assim, o princípio e comportamento éticos se tornam componentes fundamentais no processo educativo, que permitem, acima de tudo, uma ação autônoma e interativa de discentes, docentes e técnicos-administrativos no ensino superior.

 Se o ser humano é capaz de construir conhecimentos na dinâmica de suas interações sociais, então ele é peça fundamental e relevante para a concepção de ensino e aprendizagem do curso. Educar em uma perspectiva interdisciplinar e interacionista pressupõe a realização de atividades que possibilitem a interação social entre discentes e docentes no processo de apropriação e construção de conhecimentos acadêmico, amparados no princípio do diálogo e ações pedagógicas estimulantes.

 Segundo a resolução que dispõe sobre o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC, as atividades curriculares se baseiam em princípios didático-pedagógicos que valorizam a Flexibilidade Curricular que concebe o currículo como dinâmico e aberto em permanente transformação; e a Interdisciplinaridade (organizar os currículos na produção do conhecimento de modo a captar a realidade social na sua dimensão dialética a partir da abordagem dialógica entre as disciplinas curriculares).

Uma das principais missões do Projeto Político Pedagógico, é a contribuição de modo expressivo para a educação em ciências e a difusão do conhecimento em sua área de atuação. O Curso de Graduação em Geologia da UFSC representa uma oportunidade para introduzir a disseminação do conhecimento e popularização da ciência como responsabilidades dos professores ou pesquisadores na formação de recursos humanos e divulgação de resultados acadêmicos e científicos de relevância. Neste contexto, é preciso enfrentar novos desafios, sobretudo, para criar as condições básicas de qualidade que estimule professores, pesquisadores e estudantes com objetivos bem estabelecidos.

A Grade Curricular do Curso de Graduação em Geologia da UFSC é formada por um conjunto de disciplinas de Formação Básica, Formação Específica, Formação com Aulas de Campo, Formação Temática (incluindo Estágios e Atividades Complementares) que levarão a uma especialização do estudante a partir de quando ele terá que cursar Disciplinas Temáticas (que incluem atividades curriculares optativas).

De acordo com a Resolução 017/CUn/97, de 30 de setembro de 1997, os alunos poderão frequentar cada disciplina que constituíruem estes Núcleos, somente se obedecerem, sistematicamente, seus respectivos pré-requisitos estabelecidos pelo Colegiado de Curso e formalizados neste PPP (ver Anexo IV). Assim, o estudante passa a ser, também, um agente responsável pelo seu processo de aprendizado e habilitação profissional.

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Geologia da UFSC encontra-se estruturado visando à construção de um currículo alicerçado na inclusão de um conjunto de atividades curriculares teóricas e práticas que permitam a integração dos conhecimentos, incluindo atividades complementares e estágios de formação profissional. Este procedimento, aliado a uma articulação multi- e interdisciplinar, permite otimizar o tempo de integralização curricular do curso sem perder o nível da qualificação profissional.

Disciplinas de Formação Básica

Este conjunto de disciplinas é responsável pela fundamentação do conhecimento nas áreas da Matemática, Física, Química, Estatística e Fundamentos de Geociências, que inclui disciplinas: Pre-Cálculo, Cálculo 1, Cálculo 2, Geometria Analítica, Física I, Física II, Física III, Química Geral A, Soluções e Equilíbrio entre Fases,  Introdução à Computação, Introdução à Estatística, Mineralogia I, Fundamentos de Geologia, Topografia, Cartografia Aplicada, e Indígenas, Afrodescendentes e Recursos Naturais.

Disciplinas de Formação Profissional e Específicas

Este conjunto de disciplinas é responsável pela estruturação do conhecimento geológico de formação do profissional, e inclui as disciplinas: Mineralogia II, Geologia Instrumental, Mineralogia III, Sedimentologia, Paleontologia, Geomorfologia, Geoestatística, Geoquímica Endógena, Petrografia Ígnea, Petrologia Ígnea, Petrologia Sedimentar, Ambientes de Sedimentação, Geologia Estrutural, Geofísica I, Sensoriamento Remoto, Geoquímica de Superfície, Petrologia Metamórfica, Estratigrafia, Análise Tectônica, Geologia de Engenharia, Geofísica II, Sistemas de Informação Geográfica, Hidrogeologia, Geologia de Depósitos Minerais Metálicos, Geologia de Depósitos Minerais Não-metálicos, Geofísica Global e Geotectônica, Geologia Histórica, Recursos Naturais e Energéticos, Análise de Imagens Aéreas e Orbitais, Geologia do Brasil, Prospecção Mineral, Geologia Ambiental, Mapeamento Geológico I, e Mapeamento Geológico II.

Disciplinas com Aulas de Campo

As aulas ou atividades de campo (Art. 8º da Resolução N°01/CNE/CES/2015) são imprescindíveis tanto ao processo de aprendizado de conteúdos quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos egressos e devem ser objeto de processo avaliativo. A Diretriz Nacional dos Cursos de Geologia, no seu Artigo 8°, Parágrafo único, determina que as “Atividades de Campo deverão ser definidas no projeto pedagógico do curso e deverão corresponder a 20 % (vinte por cento) da carga horária mínima do curso equivalente a 3.600 (três mil e seiscentas) horas, ou seja, 720 (setecentas e vinte) horas. Visando atender esta determinação, este núcleo inclui disciplinas obrigatórias e optativas que compreendem atividades curriculares que permitem a experimentação didático-pedagógica dos conteúdos, através do exercício de atividades práticas em situações geológicas reais. Compreende atividades de complementação de conteúdo, de integração de conteúdo e de exercício de mapeamento geológico.

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Geologia da UFSC, estabelece que as Aulas de Campos são atividades obrigatórias e indissociáveis das disciplinas seguintes:  Fundamentos de Geologia, Cartografia Aplicada, Geologia Instrumental, Sedimentologia, Geomorfologia, Petrologia Ígnea, Petrologia Sedimentar, Ambientes de Sedimentação, Geologia Estrutural, Geofísica I, Petrologia Metamórfica, Estratigrafia, Análise Tectônica, Geologia de Engenharia, Geologia de Depósitos Minerais Metálicos, Geologia de Depósitos Minerais Não-metálicos, Prospecção Mineral, Geologia Ambiental, Mapeamento Geológico I, Mapeamento Geológico II, TCC I, TCC II, Micropaleontologia, Geotecnia, Estratigrafia de Sequências, Geologia Marinha e Costeira, Estrutura e Estratigrafia de Sequências Vulcânicas, Estabilidade de Taludes, Geologia de Minas e Cálculo de Reservas, Geodiversidade e Geoturismo, Mapeamento Geológico de Áreas de Risco, Geomorfologia do Quaternário e Mudanças Climáticas Globais, e Gestão de Águas. Para integralização curricular, em atenção às Diretrizes Nacionais dos Cursos de Geologia e Engenharia Geológica, o discente deverá cumprir 180 h/a (150 h) de Aulas de campo do Quadro das Disciplinas Optativas, para complementação da carga horária exigida nesta modalidade de atividade curricular.

Disciplinas de Formação Temática

Responsável pela definição do perfil profissional do graduando preparando-o para as realidades de aplicação do conhecimento e principais demandas regionais. Inclui áreas de concentração como Geologia Regional, Geologia dos Recursos Minerais, Hídricos e Meio Ambiente, Geologia de Petróleo e Geologia Aplicada. Inclui as disciplinas: Projeto de Conclusão de Curso, Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II.

Estágio e Atividades Complementares

Inclui atividades de estágio supervisionado, monitorias, participação em congressos, cursos, palestras, atividades de iniciação científica, conforme normas estabelecidas neste Projeto Político-Pedagógico e previsto no regulamento da Graduação da UFSC. As atividades de Estágio Supervisionado Obrigatório (GCN 7180) são regulamentadas pela RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º14/CUn, DE 25 DE OUTUBRO DE 2011, Art. 5.º O estágio obrigatório constitui disciplina integrante do currículo do curso, cuja carga horária será requisito para aprovação e obtenção do diploma. Considera-se estágio supervisionado o conjunto de atividades programadas, orientadas/supervisionadas e avaliadas, as quais proporcionem ao educando a aprendizagem social, profissional ou cultural, através de sua participação em atividades de trabalho em seu meio, observada a compatibilidade com a formação acadêmico-profissional do Bacharel em Geologia. O estágio supervisionado é uma atividade de cunho eminentemente prático, que promove ao graduando a aquisição de conhecimento e experiência profissionais de caráter curricular.

Os estágios poderão ser realizados em concedentes que tenham convênio com a UFSC e deverão ser cadastrados no SIARE (Sistema de Informação para Acompanhamento e Registro de Estágios – UFSC). Para realizar o estágio, o aluno deverá estar regularmente matriculado no Curso de Geologia. A carga horária máxima semanal de atividade de estágio é de 30 horas durante o semestre letivo, e nas férias 40 horas semanais. O regulamento de estágio obrigatório (vinculado a disciplina GCN 7180 – Estágio Supervisionado Obrigatório) do Curso de Geologia está no Anexo VII.

As Atividades Complementares têm por objetivo: 1) apoiar as metas de flexibilização curricular, contemplando carga-horária com atividades relevantes para a formação profissional do aluno; 2) fortalecer a prática de atividades de pesquisa e extensão dos alunos com foco multidisciplinar; e 3) incentivar a participação dos alunos em atividades acadêmico, científico e extensivas que visem à formação profissional e cidadania.

As Atividades Complementares compreendem um conjunto de atividades que apresentem contribuição inquestionável à área do Curso de Geologia. As Atividades Complementares abrangem os grupos especificados e delimitados em: participação em eventos, monitorias, publicações e iniciação científica, estágios não-obrigatórios e outras, avaliadas em hora/atividade. O aluno deverá perfazer um mínimo de 72 horas/aula (60 horas) de atividades complementares, conforme estabelecido pelo PPP do Curso de Geologia da UFSC. Não são aceitas as atividades ligadas a outras áreas que não sejam afins à do Curso ou que não apresentem contribuição inquestionável para formação do aluno. Somente serão aceitas as atividades realizadas após o ingresso do aluno no Curso de Graduação em Geologia da UFSC.

O registro, comprovação e validação das Atividades Complementares deverá ser remetetida ao DAE (Departamento de Administração Escolar) por meio de documentos comprobatórios das atividades. O DAE registrará na forma de processo administrativo que será encaminhado para a Coordenadoria do Curso de Graduação em Geologia. Serão reconhecidos como documentos comprobatórios para fins de validação das atividades: certificados, históricos escolares, declarações, certidões, atestados, contratos firmados, carteira de trabalho e outros documentos oficiais, conforme a especificidade que cada atividade requer, devidamente registrados e assinados pelo representante legal da Instituição que o expediu.