Aulas de Campo

As aulas de campo são atividades curriculares obrigatórias do Curso de Geologia, regulamentadas pela Resolução N°01/CES/CNE/2015, e de fundamental importância no aprendizado de Geologia. A Diretriz Nacional dos Cursos de Geologia, no seu Artigo 8°, Parágrafo único, determina que as “Atividades de Campo deverão ser definidas no projeto pedagógico do curso e deverão corresponder a 20% (vinte por cento) da carga horária mínima do curso equivalente a 3.600 (três mil e seiscentas) horas, ou seja, 720 (setecentas e vinte) horas.

As aulas de campo permitem ao discente perceber e apreender os vários aspectos que envolvem o estudo geológico, que abrange não somente os aspectos naturais do Planeta, mas as variáveis sociais e econômicas de uma determinada região. Por isso, “As atividades de campo, eminentemente práticas e investigativas, devem direcionar o aluno para a aquisição de uma metodologia de campo, que propicie um conhecimento globalizado de uma área de estudo e aquisição de uma visão abrangente da Geologia, não devendo consistir em uma mera exposição de processos e fenômenos geológicos” (Compiani, 1991).

As aulas de campo são especiais e indispensáveis no ensino da Geologia e formação do geólogo, cujas práticas vivenciadas incluem elemento impossíveis de serem suprimidos por atividades em sala de aula ou em laboratório. As aulas de campo em Geologia permitem ao aluno se posicionar perante o saber teórico e a realidade vigente, desmitificando a ciência e construindo um saber mais próximo do seu cotidiano.

No processo de ensino e aprendizagem, as aulas de campo do Curso de Geologia se constituem a base para a apreensão de conceitos e teorias, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento e aplicação das técnicas da prática a serem utilizadas em laboratórios.

A presença das diferentes tecnologias no ambiente educacional faz parte do processo educativo continuo do aluno, intercalada pelas diferentes metodologias e didáticas desenvolvidas por cada docente e de acordo com as necessidades de cada disciplina e seus respectivos conteúdos. As aulas de campo proporcionam ao discente o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes às exigências na prática profissional em Geologia. Nesse processo, as aulas de campo se constituem como a aplicação da internalização e apreensão do ensino, num processo de pesquisa, exploração e resultados.

As aulas de campo integram a políticaa do Ensino-Aprendizagem do Projeto Político-Pedagógico para formação dos alunos de Geologia da UFSC, pois favorece o acompanhamento do discente, frente às suas perspectivas antes e após o desenvolvimento das atividades de campo, das suas dificuldades enfrentadas e suas superações. O ensino e a aprendizagem permeiam a utilização de metodologias variadas e intercaladas, para que o aluno possa compreender e interagir com seu objeto de estudo, sendo a aula externa às salas e aos laboratórios institucionais, uma ferramenta de fundamental importância para o amadurecimento do conhecimento adquirido em sala de aula, assim como, proporcionar a autonomia e a vivência da experiência com a ciência geológica, por meio do empírico e da experimentação dos processos in loco através da utilização de técnicas e equipamentos específicos.

O Curso de Graduação em Geologia da UFSC possui excelente equipe de professores para a realização das aulas de campo, possibilitando ao aluno ampliar a sua rede de conhecimentos e informações, tornando-o mais competitivo no mercado de trabalho.

Para integralização curricular, em atenção às Diretrizes Nacionais dos Cursos de Geologia e Engenharia Geológica, o discente deverá cumprir 180 h/a (150 h) de Aulas de campo do Quadro das Discilinas Optarivas, para complementação da carga horária exigida nesta modalidade de atividade curricular.