Apresentação

CAPA DO SITE

O Curso de Graduação em Geologia da UFSC tem como finalidade capacitar geólogos com formação profissional sólida par desenvolver pesquisas ancoradas em métodos de estudos de campo, laboratório e tecnológicos que permitam a compreensão dos processos geológicos.

O Geólogo deve possuir conhecimento dinâmico capaz de analisar, descrever e interpretar a História Evolutiva da Terra, considerando seus componentes físicos, constituição mineral e química, forma e arranjo espacial, e os aspectos práticos da aplicação do conhecimento nos diversos ramos do conhecimento científico, econômico, cultural e social.

O Curso de Graduação em Geologia da UFSC possui Projeto Politico-Pedagógico consolidado e atualizado que busca o equilíbrio entre as demandas para a exploração, conservação de recursos naturais e as atuais que incluem a análise geotécnica e a gestão ambiental.

O Curso de Graduação em Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina busca formar profissionais capazes de atender demandas sociais, no que tange as relações entre os processos geológicos e os produtos das transformações derivadas da ação humana sobre o Planeta.

O Curso de Geologia da UFSC está vinculado ao Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), que está localizado no Campus João David Ferreira Lima, Bairro Trindade, Florianópolis, Santa Catarina (ver imagem abaixo).

O Curso de  Geologia da UFSC funciona em regime integral e tem oferta de 30 vagas, em um ingresso anual no primeiro semestre de cada ano.

A oferta do curso como de regime “integral” contempla a necessidade de atividades extraclasse, como realização de trabalhos de campo, laboratórios, estágio acadêmico etc, facilitando também o preenchimento da grade de horários em períodos alternativos.

RvBjuXC