Fluxograma e Matriz Curricular
A matriz curricular do Curso de Graduação em Geologia da UFSC propicia a flexibilização curricular e a integração de conteúdos teórico-práticos que possibilitam a interação com outras áreas de conhecimento. Por isso, o desenho curricular do Curso de Graduação em Geologia é constituído por Atividades Curriculares Obrigatórias e Atividades Curriculares Optativas que incluem cinco núcleos de disciplinas, que abragem as áreas do conhecimento de Matemática, Física, Química e Geociências:
Conhecimento em Matemática: realizar e aplicar cálculos integrais, diferenciais, probabilísticos, estatísticos, planimétricos e altimétricos.
Conhecimento em Física: aplicar conteúdos e conceitos da física nas disciplinas das ciências naturais nos contextos transdisciplinares. Interpretar os fenômenos físicos relativos ao conteúdo das ciências geológicas.
Conhecimento em Química: compreender as transformações químicas e conhecer as teorias básicas sobre os fundamentos e sistematização química, ligações químicas, funções químicas, equilíbrio, estequiometria e energia envolvidos nos processos químicos. Reconhecer a importância da água e de alguns processos físicos e químicos relacionados com o meio aquoso.
Conhecimento em Geociências: compreender e interpretar a origem do Universo e do Planeta Terra. Caracterizar e interpretar, a origem, evolução e composição da estrutura interna, forma, volume e densidade da Terra, assim como suas propriedades magnéticas naturais. Compreender os aspectos gerais da composição química da Terra através da interpretação dos modelos geoquímicos e dinâmica crustal envolvidos no processo de diferenciação do Planeta. Entender e interpretar os processos da dinâmica superficial da Terra – a ocorrência de terremotos e tempestades, do ciclo hidrológico, dos ambientes de sedimentação, dos sistemas de drenagens, das calotas polares, dos oceanos. Entender e interpretar os fatores e os processos envolvidos na formação dos minerais, energéticos e das rochas. Entender e interpretar os processos de formação e concentração de recursos minerais, recursos energéticos e dos fásseis. Compreender e aplicar o conceito de Tempo Geológico no estabelecimento das idades dos eventos naturais. Estabelecer hierarquicamente os processos de transformação das formas de vida e de seu registro, desde sua origem até o contexto atual. Coletar, interpretar e produzir cartografia geológica com base em dados de campo, sensores remotos e petrológicos. Analisar, entender e caracterizar os processos geodinâmicos superficiais e suas consequências em desastres naturais e sócio-ambiantais.
CURRÍCULO 2018.1: FLUXOGRAMA VÁLIDO PARA ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NO CURSO EM 2018.1
CURRÍCULO 2010.1: FLUXOGRAMA VÁLIDO PARA ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NO CURSO ENTRE 2015 E 2017
FLUXOGRAMA VÁLIDO PARA ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NO CURSO ATÉ 2014