Visita dos alunos do curso de Geologia da UFSC à Barragem Sul: Aprendizado e Troca de Experiências

21/06/2023 13:23

Caros colegas, estudantes e entusiastas da geologia,

No dia 19 de maio, tivemos a oportunidade de levar nossos alunos do curso de Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para uma visita muito enriquecedora à Barragem Sul, localizada em Ituporanga. Essa barragem, destinada à contenção de cheias, é de extrema importância para a região, e nossa visita proporcionou uma excelente oportunidade de aprendermos mais sobre os desafios geológicos e hidrológicos enfrentados nesse contexto.

Durante a visita, fomos calorosamente recebidos pela equipe da Defesa Civil de Rio do Sul, que gentilmente nos acompanhou e compartilhou seus conhecimentos sobre o papel da barragem na prevenção de enchentes e na proteção das comunidades locais. Agradecemos imensamente a parceria estabelecida com a Defesa Civil Estadual, que nos indicou a equipe em Rio do Sul para essa experiência enriquecedora.

Nossos alunos tiveram a oportunidade de observar de perto a estrutura da barragem, compreendendo os princípios da engenharia geotécnica envolvidos em sua construção. A troca de experiências com os profissionais da Defesa Civil nos permitiu entender os desafios enfrentados no monitoramento e na manutenção dessa importante infraestrutura, além de explorar as implicações socioeconômicas e ambientais associadas à gestão de recursos hídricos.

Essa visita de campo foi uma oportunidade valiosa para os nossos alunos aplicarem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, estabelecendo uma conexão direta com o mundo real da geologia. O aprendizado prático e o contato direto com profissionais atuantes no campo nos permitem formar geólogos mais preparados e conscientes do papel fundamental que desempenhamos na sociedade.

Gostaríamos de expressar nossa gratidão à Defesa Civil de Rio do Sul, em especial à equipe que nos recebeu tão gentilmente. Também agradecemos à Defesa Civil Estadual pela recomendação e apoio na organização dessa visita. Esperamos que essa seja a primeira de muitas colaborações futuras, visando o aprimoramento de nossos estudantes e fortalecendo a relação entre a academia e os profissionais que atuam no campo da geologia.

Por fim, gostaríamos de estender nossos agradecimentos aos alunos que participaram dessa visita, pois foi o entusiasmo e engajamento de vocês que tornaram essa experiência possível e inesquecível. Esperamos que essa visita tenha ampliado ainda mais o interesse e a motivação de vocês em explorar as diversas vertentes da geologia.

Continuamos comprometidos em oferecer experiências práticas e relevantes aos nossos alunos, promovendo a interação entre teoria e prática, bem como o diálogo entre a academia e as instituições que atuam no campo da geologia.

Atenciosamente,

Prof. Murilo Espíndola Departamento de Geologia, UFSC