Uma Visita à UHE São Roque no Curso de Geologia da UFSC

23/06/2023 08:24

No último dia 22 de junho, os estudantes do curso de Geologia da UFSC tiveram uma experiência enriquecedora durante uma visita à UHE São Roque, localizada no oeste de Santa Catarina. Com capacidade para abastecer, individualmente, as quatro maiores cidades do estado, a UHE São Roque é responsável por fornecer até 142 MW de energia. A realização dessa aula de campo foi possível graças à colaboração da empresa NovaEngevix, a quem são expressos sinceros agradecimentos, assim como a toda a equipe que recebeu calorosamente os estudantes.

Durante a visita, os alunos puderam examinar de perto a estrutura da UHE São Roque, compreendendo os desafios e as soluções encontradas na engenharia geológica. Além disso, foram introduzidos às práticas de monitoramento geológico ambiental e gestão de recursos hídricos, essenciais para garantir a segurança e a sustentabilidade de projetos dessa magnitude.

A interação com os profissionais experientes da NovaEngevix enriqueceu a visita, proporcionando aos estudantes a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências práticas. Essa troca de informações e networking fortaleceu a compreensão dos alunos sobre as perspectivas e desafios da geologia.

A aula de campo na UHE São Roque evidenciou o valor inestimável dessas experiências práticas, complementando a teoria aprendida em sala de aula. A oportunidade de vivenciar a geologia de forma tangível fortalece a formação acadêmica dos alunos e estimula seu entusiasmo pela disciplina.

Essas iniciativas continuam a enriquecer a formação dos estudantes do curso de da UFSC, proporcionando uma visão mais ampla e aprofundada sobre a aplicação prática dos conhecimentos geológicos. A experiência adquirida durante a visita à UHE São Roque contribui para a preparação desses futuros profissionais, ampliando seu horizonte de atuação na área de geologia de engenharia.